top of page
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Reunião da Comissão dia 25/10

Hoje, dia 25/10, as 12:30h, a Comissão Unificada de Mobilização se reuniu no Hall da Reitoria para avaliar as atividades de paralisação realizadas ontem e dar encaminhamento as próximas mobilizações que acontecerão até o dia 11/11. Esta data foi tirada na plenária das centrais sindicais como o dia da Greve Geral!

Avaliamos, de modo geral, que as diversas atividades que aconteceram ontem na UFSC, na FECESC e no centro da cidade, mostraram a força da mobilização de trabalhadores/as e estudantes, principalmente, contra o Projeto de Emenda a Constituição - PEC 241.

Assim, continuamos na luta e convidamos todos e todas para somar a esta Comissão Unificada.

PRÓXIMA REUNIÃO: dia 31/10, segunda-feira, no hall da reitoria. Traga sua proposta para construção do calendário de atividades até o dia 11/11

contato: universidadeunificada@gmail.com

Reunião da Comissão Unificada

Relato sobre o dia 24/10

 

No dia 24 de outubro de 2016 estudantes, docentes e técnicos administrativos que compõe a Comissão unificada de mobilização da UFSC realizaram diversas atividades. Fruto da unificação das categorias essa comissão tem por objetivo concatenar as lutas e pautas para fazer o enfrentamento político e ideológico ao Governo Federal.

Bem cedo, às 06 h 30 min iniciou-se uma concentração em frente ao saguão do CCE. Lá estiveram presentes militantes de todas as categorias. A primeira atividade do dia foi a agitação e propaganda, que consistiu em formar pequenos grupos que distribuíram panfletos e conversaram com a população e a comunidade universitária nos pontos de maior passagem de pessoas na nossa Universidade.

Às 10 h teve início a aula pública sobre a importância da Greve Geral. Cerca de 100 pessoas reuniram-se no hall da Reitoria para debater as possibilidades de organizar um ato tão importante para a luta dos trabalhadores e trabalhadoras. A Greve geral, segundo
a fala dos que compunham a mesa, é fruto de intenso e constante trabalho de base. Além disso, os expositores discutiram e apresentaram os efeitos da PEC 241 nos investimentos sociais mais básicos como, saúde e educação.

No início da tarde, às 13 h 30 min, representantes das categorias docente, estudantil e técnicos fizeram-se representar na Plenária de Construção da Greve Geral – Nenhum Direito a Menos no auditório da FECESC. Lá os movimentos sindicais apresentaram algumas possibilidades para construir a luta através da ação direta da greve geral.

Logo após, às 16 h, houve ato político organizado pela Rede Fora Temer contra a PEC 241 e a Contra-reforma do Ensino Médio. O ato contou com a presença de um público expressivo que ocupou as ruas centrais de Florianópolis. Ao passar pela Avenida Mauro Ramos fizeram intervenções no Instituto Estadual de Educação e no Instituto Federal de Santa Catarina.

À noite, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC, houve uma grande plenária de discussão sobre a Lei da Mordaça e a PEC 241. Reuniram-se cerca de 200 estudantes para escutar a exposição de duas docentes da rede básica de educação e da rede federal.

Considerações sobre a aula pública “Por que greve geral?”

Nesta grande aula pública alguns encaminhamentos foram tirados, a saber:

i) Solicitar a posição formal da APUFSC, da Reitoria e do DCE sobre a PEC 241 e a Contra-reforma do Ensino Médio;

ii) Fortalecer o vínculo da Comissão com os estudantes secundaristas e com as comunidades da Capital e da região metropolitana;

iii) Apoiar a convocação de assembleias estudantis em todos os centros de ensino;

bottom of page